top of page
  • Sammy

Abril é o mês da dança e para comemorar, lançamos o Blog da SAM!



Olá, bem-vindos ao blog da SAM!

Em comemoração ao mês da dança, orgulhosamente apresentamos nosso blog. Aqui vamos falar de todos os benefícios da dança, homenagens à profissionais que contribuíram para a arte, curiosidades que a Sammy (nossa mascote) te conta, dicas de filmes e séries, além de muito conteúdo feito especialmente para você!

Origem do Dia Internacional da Dança


O Dia da Dança foi estabelecido em 1982 pelo Comitê Internacional de Dança (IDC) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O dia 29 de abril foi escolhido como o Dia Internacional da Dança em homenagem ao aniversário de Jean Georges Noverre (1727-1810), o mestre do balé francês.


Noverre foi bailarino e professor de ballet, e é conhecido por ter escrito uma das mais importantes obras sobre dança da história, Lettres sur La Danse ou "As Cartas Sobre a Dança", de autoria portuguesa.


Coincidentemente, essa data está associada a uma importante figura do balé brasileiro, Marika Gidali, a bailarina que co-fundou o Ballet Stagium em São Paulo, também nascida em 29 de Abril.


Marika Gidali Qualquer Maneira de Amor Vale Amar, 1981
Marika Gidali e Décio Otero - Imagem: Emidio Luisi

Festival da Sapatilha SAM 2022

A dança tem a capacidade de captar e transmitir as características de diferentes culturas ao longo do tempo. Existem muitos estilos de dança diferentes, cada um com sua própria personalidade. Os festivais de dança procuram valorizar essas identidades distintas.