BALÉ CLÁSSICO

            O SAM Diplôme é um método de ensino do balé clássico criado pela SAM Escola de Dança que une a delicadeza e arte do método inglês com a técnica fundamental russa através de um ensino psicossomático que capacita o bailarino para a dança sem ultrapassar os limites mais críticos do corpo.

 

            Entendemos que cada bailarino é único e tem seu tempo de aprendizagem, por isso ele deve ser respeitado e conduzido da melhor forma possível para evitar comparações físicas e técnicas desnecessárias que possam gerar frustrações futuras.

 

                Utilizar a técnica do balé clássico para além da sala de aula e dos palcos, ensinando assim disciplina e postura aliadas à independência do movimento e seu completo entendimento, além da liberdade de expressar sentimentos através da arte do corpo e da dramaticidade da dança como uma performance.

 

               Durante o ano letivo é priorizado tanto o ensino técnico (prático) do aluno quanto o teórico, trazendo a atenção para as aulas de preparação do aluno para o Performance Awards no último trimestre, quando ele recebe a certificação do nível realizado no decorrer daquele ano. 

 

​            O ensino é atestado pelo American Academy of Ballet, de Nova York, por meio de exames anuais, e os alunos são avaliados e recebem certificação com validade no mundo inteiro.

 

               Entenda como funciona os níveis e suas idades sugeridas!

s.pngelo.png

 PETIT

Para crianças de até 5 anos 

(Não avaliatório)
 

O módulo Petit é o de introdução ao ensino do SAM Diplôme. Por tratar de crianças em sua primeira infância, não exige carga teórica. É um módulo lúdico, o primeiro contato da criança não só com o balé, mas também com o descobrimento do corpo e seu funcionamento. Embora trabalhe muitas repetições em caráter de “brincadeiras”, para as crianças é a formação vital de sua estrutura corporal e de sua formação em sociedade.
Esse é o único módulo no qual trabalhamos com aulas de 40 minutos de duração.

petitt.png
 

GRANDIR

Para crianças de 5 a 8 anos 


 

s.pngelo.png

O módulo Grandir é divido em três anos: Grandir 1, Grandir 2 e Grandir 3. Como ele inicia a preparação para o ensino clássico, por assim dizer, no Grandir 2 e no Grandir 3 existem apostilas de exercícios para auxiliar na formação pedagógica da criança.  É um módulo transitivo, em que a criança aos poucos começará a deixar o lúdico e iniciará sua preparação para a técnica clássica. Nomenclaturas mais assertivas começarão a ser utilizadas aqui, assim como o ensino teórico da dança será introduzido aos poucos no decorrer desses três anos, a fim de que, quando a criança sair do Grandir 3, seu corpo e sua mente estejam preparados para a carga técnica que será introduzida nos próximos anos.  Acima de tudo, o Grandir é um módulo preparatório da técnica clássica e abrange no Grandir 3 os preceitos de 1º ano.

enfant.png
sammy-contorno.png
grade.png

Clique no botão acima e acesse a grade de horários.

ENFANT

Para jovens de 9 a 11 anos 

s.pngelo.png

O módulo Enfant é divido em três anos: Enfant 1, Enfant 2 e Enfant 3, e abrange os primeiros anos de ensino clássico até o desenvolvimento intermediário da criança no balé. Devido à faixa etária, no Enfant 1 e no Enfant 2 estão disponíveis apostilas de exercícios próprias de cada ano para auxiliar na formação pedagógica. A partir do Enfant 3, os alunos passam a utilizar em seu ensino o CAT (Caderno de Atividades) como um registro diário de suas aulas clássicas.  É um módulo iniciante de dança clássica que necessita cada vez mais da atenção do aluno para seu melhor desenvolvimento. Ele abrange os anos de dois a quatro de balé clássico em que o trabalho de preparação para pontas e os afinamentos de movimentos começam a ser enfatizados.

enfant.png
fundo-bg.jpg

JUVÉLINE

Para jovens de 12 a 14 anos 

s.pngelo.png

O módulo Juvénile é divido em três anos: Juvénile 1, Juvénile 2 e Juvénile 3, e abrange os anos intermediários de ensino do jovem dentro do balé clássico, tendo como princípio a introdução de repertórios e variações clássicas nas aulas, assim como apresentar as diferenças entre técnica e interpretação dentro das movimentações dos alunos.  A ponta passa a ser utilizada em aulas, a critério do professor, para melhor entendimento de corpo e eixo dos alunos, mas não será introduzida nas coreografias ou avaliações.  Em questões técnicas, é um módulo de equilíbrio para giros e codas, além de um afinamento e aprofundamento de tudo o que foi aprendido até o presente momento.  De certa forma, é um módulo de preparação para os níveis mais avançados e para o amadurecimento não apenas do corpo do aluno, mas também da mente. Após completado esse nível, o aluno será direcionado ao Technique, sem precisar passar pelos módulos iniciantes adultos.

juvenile.png

Clique no botão acima e acesse a grade de horários.

grade.png
sammy-contorno.png
fundo-bg.jpg
grade.png

Clique no botão acima e acesse a grade de horários.

BASE

Para jovens e adultos a partir de 13 anos 

s.pngelo.png

O módulo Base é divido em dois anos: Base 1 e Base 2, que abrangem os anos iniciais da dança clássica.  Como é uma preparação corporal pensada e criada exclusivamente para jovens e adultos, é o módulo instrumental e preparatório para os anos mais avançados, assim como uma introdução não apenas técnica, mas anatômica e psicomotora para corpos já maduros que possivelmente nunca vivenciaram a dança ou o fizeram há muitos anos.

tinywow_compress_2431433.png

APPRENTI

Para jovens e adultos a partir de 13 anos 

s.pngelo.png

O módulo Apprenti é dividido em dois anos: Apprenti 1 e Apprenti 2, e abrangem os anos intermediários da dança clássica.  Em relação às questões técnicas, este é um módulo de fortalecimento e afinamento com a introdução de eixos e balance para aprimorar giros e saltos, além de ser uma preparação para os níveis mais avançados da dança clássica.

tinywow_compress_2431635.png
sammy-contorno.png

AVANCÉE

Para jovens e adultos a partir de 13 anos 

s.pngelo.png

O módulo Avancée é dividido em dois anos: Avancée 1 e Avancée 2, que abrangem os anos de transição do ensino intermediário para o ensino mais avançado do balé clássico.  Tratando-se das questões técnicas, este é um módulo de aperfeiçoamento do corpo, afinamento e alinhamento de todas as técnicas aprendidas até o presente momento.  É o módulo vital para a construção do corpo nas pontas dos pés e de preparação para os últimos anos da dança clássica.

tinywow_compress_2431582.png

TECHNIQUE

Para jovens e adultos a partir de 13 anos 

s.pngelo.png

O módulo Technique é divido em três anos: Technique 1, Technique 2 e Technique 3, que abrangem os anos finais do ensino do balé clássico, tendo como princípio o afinamento técnico do conteúdo aprendido até o momento, de modo que o corpo esteja preparado para aulas completas na ponta, assim como para a compreensão de todas as movimentações avançadas. Desta forma, o bailarino sairá do Technique 3 com os conhecimentos os corporais e teóricos que lhe permitirão exercer profissão.

tinywow_compress_2431384.png