top of page
  • Foto do escritorSammy

Abril é o mês da dança e para comemorar, lançamos o Blog da SAM!



Olá, bem-vindos ao blog da SAM!

Em comemoração ao mês da dança, orgulhosamente apresentamos nosso blog. Aqui vamos falar de todos os benefícios da dança, homenagens à profissionais que contribuíram para a arte, curiosidades que a Sammy (nossa mascote) te conta, dicas de filmes e séries, além de muito conteúdo feito especialmente para você!

Origem do Dia Internacional da Dança


O Dia da Dança foi estabelecido em 1982 pelo Comitê Internacional de Dança (IDC) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O dia 29 de abril foi escolhido como o Dia Internacional da Dança em homenagem ao aniversário de Jean Georges Noverre (1727-1810), o mestre do balé francês.


Noverre foi bailarino e professor de ballet, e é conhecido por ter escrito uma das mais importantes obras sobre dança da história, Lettres sur La Danse ou "As Cartas Sobre a Dança", de autoria portuguesa.


Coincidentemente, essa data está associada a uma importante figura do balé brasileiro, Marika Gidali, a bailarina que co-fundou o Ballet Stagium em São Paulo, também nascida em 29 de Abril.


Marika Gidali Qualquer Maneira de Amor Vale Amar, 1981
Marika Gidali e Décio Otero - Imagem: Emidio Luisi

Festival da Sapatilha SAM 2022

A dança tem a capacidade de captar e transmitir as características de diferentes culturas ao longo do tempo. Existem muitos estilos de dança diferentes, cada um com sua própria personalidade. Os festivais de dança procuram valorizar essas identidades distintas.


Aqui na SAM nós temos o Festival da Sapatilha que celebra todas essas identidades artísticas, e que vai acontecer nesta quinta-feira dia 21 de abril (feriado de Tiradentes), no Teatro da Fábrica de Cultura do Belém.


empresários felizes escola de dança SAM Dance na SAM Studio Arte Movimento São Paulo
Ricardo Nesi e Patricia Nesi - Imagem: Denny Naka

Entrevista com Ricardo Nesi

Agora que você já sabe que Abril é considerado o mês da dança, para falar com propriedade sobre o assunto, convidamos Ricardo Nesi, diretor geral da SAM - Studio Arte Movimento, para responder duas perguntas muito importantes!

Como vocês irão comemorar em abril esse mês tão especial?

Ricardo Nesi: Vamos comemorar esse ano de duas formas bastante distintas, mas ambas muito singulares. Como a dança é mais que um esporte, a dança é uma arte que se completa no palco, para nossos alunos vamos produzir o ‘Festival da Sapatilha’, dando a eles a oportunidade de dançar mais uma vez no palco, criarem experiência de apresentação, antes de um grande espetáculo, que esse ano será novamente no Auditório MASP, em Novembro!


Já para novos alunos que se matricularem, para todos eles, a SAM vai presenteá-los com um curso on-line! O nosso curso ‘Dança para quem não dança’ que já é sucesso absoluto no digital, agora todos os novos alunos poderão ter essa experiência! Então, ao se matricular na SAM, eles ganham acesso a este curso que tem mudado a vida de muita gente que sempre teve o sonho de começar a dançar e não sabiam por onde começar! Esse curso é mágico porque ele não trabalha uma modalidade específica, ele trabalha conceitos que colaboram com a dança, como ritmo, musicalidade, lateralidade, coordenação motora e noção espacial.

Como é comemorar 39 anos de Escola em 2022?

Ricardo Nesi: Comemorar 39 anos de SAM é muito especial, primeiramente por saber que trabalhamos com os sonhos de muitas pessoas, além do desenvolvimento pessoal e da alma. Costumo brincar que somos um “hospital para a alma”, pois além de uma atividade física completa que trabalha o corpo todo, trabalhamos a alma, as emoções, o autoconhecimento, a liberdade, a autoestima e a socialização (que também é fundamental para tratamentos antidepressivos). Além desse trabalho completo, a SAM também é uma escola certificada internacionalmente pelo American Academy of Ballet de Nova York, e também protagonista na vida de muitos profissionais que brilham pelo Brasil e pelo mundo, vou mencionar alguns deles aqui como forma de homenageá-los nesse mês tão importante, como Edison Braga (Lyrica Escola de Artes), Tatiana Portella (Sopro Cia de Dança), Raquel Teixeira (EDRT), e muitos outros! Por isso, nos sentimentos muito agradecidos por poder fazer parte da vida de tanta gente e por tanto tempo!

Na SAM, o Balé Clássico requer uma prática continua, consistente e consciente. Para isso, nossos professores trabalham a partir da percepção da estrutura óssea dentro das salas de aula. A escolha dessa metodologia é devido ao que o osso representa no nosso corpo: é a estrutura/sistema mais profunda que temos, logo essa metodologia possibilita trabalhar da maneira mais eficiente a propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação), e por consequência o movimento, os fundamentos e os códigos da técnica.

Para conhecer melhor a SAM e todo o trabalho especializado da Escola de Dança que fica localizada na Rua Virgilio,108, atrás do Habib’s da Anhaia Mello, na Vila Prudente, entre em contato pelo telefone (11) 2347-0395, pelo WhatsApp (11) 97169-0983 ou pelo site www.studioartemovimento.com

Instagram: @dancenasam


26 visualizações1 comentário
bottom of page