top of page
  • Foto do escritorSammy

Os diversos benefícios da Dança!



Em corpo e mente, a dança está presente


A dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e permite conhecer indivíduos de diferentes culturas ou de diferentes origens. É uma forma de fazer amigos, de se sentir livre, de conhecer o corpo e de aprender a expressar-se através dele.

Ajuda na qualidade de vida e na saúde mental


Você sabia que a dança trabalha na cooperação, na disciplina e desenvolve sentimentos de consideração e respeito pelo próximo?


Ao praticar qualquer atividade física, o cérebro liberta uma substância chamada serotonina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de alívio, relaxamento e bem-estar.


Ao haver libertação de serotonina, verificam-se ainda alterações no humor e na qualidade do sono.



Dançar duas vezes por semana pode reduzir significativamente os níveis de cortisol, uma substância também conhecida por hormônio do stress. Para quem anda frequentemente tenso e estressado, a dança pode ser muito benéfica para que se sinta mais relaxado e feliz.


A dança promove um aumento da qualidade de vida e da saúde psicológica. Muitos praticantes apresentam ao longo do tempo menores sintomas depressivos e maior vitalidade.


Para pessoas mais tímidas é difícil libertarem-se ao início, mas quando o fazem, verifica-se um aumento da autoestima e da confiança em si mesmo e nas suas capacidades.


Esta atividade promove também o desenvolvimento da atenção, raciocínio e memória.

A dança melhora as relações interpessoais, e é uma excelente forma de superar a solidão e a timidez, estabelecendo novas relações, reduzindo o stress, favorecendo o relaxamento, libertando tensões, a ansiedade e a depressão.


Ajuda a expressar emoções e a canalizar a adrenalina. Promove ainda a auto confiança e a clareza de pensamento.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page