• Sammy

Dica: 3 Livros para se inspirar



Mês passado, preparamos uma lista com os filmes e as séries para ver juntinho com a sua pessoa favorita! Dessa vez, viemos indicar três livros relacionados ao mundo dança para que você se inspire e se apaixone cada dia mais por essa arte que ultrapassa gerações! Vamos lá?



A SAPATILHA QUE MUDOU MEU MUNDO

por Ingrid Silva

Nascida no subúrbio carioca, Ingrid está hoje em um dos maiores postos do balé mundial. Aos 8 anos, conseguiu uma vaga em um projeto social que leva aulas de balé para as comunidades carentes do Rio de Janeiro e nunca mais parou de dançar. Ao entrar para a Dance Theatre of Harlem, ela se deparou com mais um grande problema: a cor da sapatilha. Como o balé nasceu na Europa e foi idealizado predominantemente por pessoas brancas, as sapatilhas rosas sempre foram adotadas como um padrão. Ingrid passou onze anos pintando os próprios calçados até conquistar sapatilhas fabricadas com a cor da sua pele. Um ano após a transformação estrutural que causou, um par das sapatilhas que Ingrid pintava virou peça do Museu Nacional de Arte Africana Smithsonian, nos Estados Unidos. Ao longo da trajetória, Ingrid venceu obstáculos, sofreu preconceito e narra neste livro toda a sua caminhada até aqui.


ADEUS CHINA, O ÚLTIMO BAILARINO DE MAO

por Li Cunxin

Em um vilarejo desesperadamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no Livro Vermelho de Mao e nas nobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola – os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardides de grande visão de Mao para a China.


ANA BOTAFOGO – NA PONTA DOS PÉS

por Ana Botafogo

Impressões sobre a dança e também sobre a vida. O cotidiano de uma bailarina, os sonhos, os amores, as esperanças e os medos. A trajetória profissional que se mescla com a pessoal. Todos esses elementos estão presentes em Ana Botafogo - na ponta dos pés baseado em entrevistas para a jornalista Leda Nagle e para a bailarina, coreógrafa e ex-diretora do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Dalal Achar. A publicação possibilita o conhecimento do percurso de Ana Botafogo, o conjunto de circunstâncias que contribuíram para sua formação e permitiram o surgimento de uma das principais bailarinas brasileiras reconhecida internacionalmente.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo